Preencha e Ganhe

sábado, 30 de maio de 2009

Configurando Roteador em Banda Larga de IP Fixo



Olá amigos,

Sempre recebo pedidos relacionados à configuração de roteadores em internet banda larga, geralmente é um processo muito simples e existem vários tutorias de respeito em sites como abusar.org, clube do hardware e etc.

Entretanto recentemente surgiram algumas dúvidas sobre rotear IP fixo, e um cliente meu relatou ter recebido do suporte técnico de uma famosa operadora de banda larga a informação de que não seria possível rotear banda larga em IP fixo.

Bom, é possível sim rotear internet de IP fixo, o que acontece é que dá um pouco mais de trabalho. Mãos a obra.

A primeira coisa que você precisa fazer, é estar conectado na internet, e ir no prompt de comando, digite ipconfig e tecle enter

Anote as seguintes informações: endereço de ip, máscara de subrede e gateway padrão (você irá precisar pois essas são as informações relativas ao IP fixo)

Feito isso acesse a tela de configurações de seu roteador (assumo que você já saiba fazer isso, devido aos inúmeros tipos de roteadores existentes no mercado e na impossibilidade desse post de abranger todos eles), escolho seu tipo de banda larga, que aqui no caso será Fixed IP, e preencha as lacunas do IP, Máscara de subrede e gateway padrão com os dados que você conseguiu no início desse post.

Agora é aonde reside o erro da maioria das pessoas que tentam rotear o ip fixo, esquecem de usar o DNS do provedor. Então deve ser feito o seguinte, nas configurações de internet de seu roteador procure por DNS, acesse essa opção e então ponha o DNS do provedor (por exemplo, no caso da telefonica, famosa epsanhola que disponibiliza o speedy, seus DNSs são 200.204.0.10 e 200.204.0.138). E pronto, se você seguiu esses passos, pode iniciar o seu navegador e ter seu IP fixo roteado.


Abraços,

Lerdinhu!

11 comentários:

  1. Ola! Antes de tudo quero lhe elogiar!sempre que tenho qualqer duvida corro pr seu Blog, e de grande ajuda,mas poderia me ajudar?
    eu uso o SpeedStream 4200, e nao sei onde fica essa opçao pra fixa o Gatway. agradeço!
    aguardo sua resposta
    Andreichaves_1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, vou postar o link para dowload do manual do seu modelo, e peço para vc procurar por DHCP, é só por o endereço de DNS do seu provedor da forma que está explicado no manual Ok??

    Baixe o manual do seu speedstream aqui..

    http://rapidshare.com/files/243463138/SpeedStream_4200_4100.pdf

    Abraços, Lerdinhu

    ResponderExcluir
  3. Fala ai brother!! beleza? pow cara estava pesquisando na internet como se faz para rotear a internet da loja onde eu trabalho mas ta fo**
    ñ sei se vc pode me ajudar nisso a minha net lá é virtua e o meu roteador é um
    Kaiomy AL-2014PW to tentando espandir a net pra dois computadores la mais ñconsigo de geito nenhum. até consigo ligar a net pelo roteador mais só em um pc quando mesmo conectado os dois no roteador só um fica conectado espero que vc possa me ajuda se pode me deixa um coment no meu blog
    fenixcompany.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo MUITO OBRIGADO por esse poste
    me ajudou muito...ate mais

    ResponderExcluir
  5. Olá, essa semana mudei minha adsl para 2mega e a partir dai, tem alguns sites como o email do yahoo que não consigo acessar, tem alguma alteração na configuração no modem que tenho que mudar? O modem é Kaiomy AL-2014P.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. meu to com um roteador da dlink dir 615
    para rotear mais nao con sigo
    alguem poderia me ajudar o moden é um toshom
    da speedy bussines por favor ja tentei todas as configuração....?

    ResponderExcluir
  7. Olá, parabéns pelo blog.
    Me tira um dúvida, é possível que eu configure um roteador repetidor com uma senha diferente do roteador da matriz? Ex: No roteador a senha é 123456, no repetidor a senha seria outra. Se sim, como?

    ResponderExcluir
  8. oi,poderia me ajudar? comprei um roteador tenda W302R uso banda larga oi velox e o meu modem é ZXDSL831II, tendo configurá-lo usando o tutorial e não dar certo. não sei tocar ip de forma a criar uma rede. Quando faço os procedimentos indicados no tutorial só abri a página do google e não consigo navegar nos demais site. se poder me ajudar agradeço muito.

    ResponderExcluir
  9. Cara não consigo entra na configuração do meu roteador, infelismente joso o endereço mas não consigo entrar e minha internet e com ip fixo meu roteador é um dlink DI-524. se vc puder me ajuadar agradeço email jrnt-rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Como eu configuro o DNS no EW7209Pg da EDIMAX???

    ResponderExcluir
  11. Olá, estou tendo o mesmo problema que o Paulo Cavalcante, Comprei um Tenda W302R para distribir internet sem fio pelo meu predio e não consigo acessar a internet com ele, fiz todo tipo de configuração descritas no manual e mesmo assim não conecta na internet. Ele se conecta com todos os computadores muito bem, só não da internet. No diagnostico do windows 7 diz que o problema é no DNS, como faço para resolver isso?

    ResponderExcluir

Contador